Quando Rebecca Erwin era um remador do time do colégio na Universidade da Carolina do Norte, o treinador levou os membros da equipe para uma aula de yoga e meditação.
Ele teve um impacto.
“Meus colegas e eu notamos que a prática de yoga e meditação melhora a nossa flexibilidade e foco, mas também fez nos sentirmos melhores, e não apenas quando estávamos praticando, mas em nossas vidas diárias”, ela lembrou. “Gostaria de saber se a prática de yoga e meditação realmente tem benefícios científicos, especialmente se eles têm efeitos específicos no cérebro, e em caso afirmativo, como isso funciona.”
Desde que se tornou Rebecca Erwin Wells, MD, ela fez mais do que perguntar sobre os efeitos das intervenções mente-corpo, ela estudou-os.
“Nós estamos começando a reconhecer que a meditação altera o cérebro das pessoas”, disse Wells, professor assistente de neurologia da Wake Forest Baptist Medical Center. “E nós estamos apenas começando a ganhar compreensão do que essas mudanças significam e como elas podem beneficiar o praticante”.
Em estudos clínicos separados, Wells debruçou-se sobre a eficácia de uma meditação e yoga programa chamado redução de estresse baseada em mindfulness (MBSR) como uma terapia para comprometimento cognitivo leve – problemas de memória ou outras faculdades, sem ter ainda demência – e para a enxaqueca dores de cabeça.
No primeiro estudo, os participantes eram adultos entre 55 e 90 com comprometimento cognitivo leve. Aqueles que praticaram MBSR por oito semanas tinha melhorado significativamente a conectividade funcional na rede do cérebro que está ativo durante o pensamento introspectivo como memórias recuperando, juntamente com as tendências de menos atrofia no hipocampo (a área do cérebro responsável pelas emoções, aprendizado e memória) em comparação com os participantes que receberam o tratamento convencional. Estes resultados indicam que a meditação pode afetar positivamente as áreas do cérebro mais afetadas pela doença de Alzheimer e, assim, podem ser capazes de retardar o progresso da doença.
Segundo estudo Wells com os estudos ‘descobriram que adultos com enxaqueca que praticavam MBSR por oito semanas tinha enxaquecas mais curtas e menos debilitantes do que aqueles no grupo de controle que recebeu cuidados médicos padrões. Os membros do grupo MBSR também apresentou tendências de ataques menos frequentes e menos graves, e relataram ter um maior senso de auto-controle sobre suas enxaquecas.
“Ambos foram estudos-piloto com pequenos grupos de indivíduos e uma investigação adicional é necessária, mas ainda estou muito animado com os resultados”, disse Wells, que começou ambos os estudos ao completar bolsas em Harvard Medical School. “Este tipo de meditação é uma intervenção segura e relativamente simples, e se ele pode retardar o declínio cognitivo e ajudar a aliviar enxaquecas, poderia contribuir para a melhoria da qualidade de vida de muitos desses indivíduos.”
Outra Wake Forest Baptist membro do corpo docente efeitos e as capacidades da meditação sondagem é Fadel Zeidan, Ph.D., professor assistente de neurobiologia e anatomia.
Em sua pesquisa Zeidan demonstrou que menos de três sessões de treino de 20 minutos em meditação podem reduzir a dor e ansiedade diária em indivíduos saudáveis, sem experiência de meditação anterior. E através do uso de um tipo especial de imagem que captura processos cerebrais mais tempo de duração de forma mais eficaz do que um exame de ressonância magnética padrão, ele identificou os mecanismos cerebrais específicos envolvidos.
No estudo da dor de Zeidan, os participantes classificaram a dor causada por um dispositivo que aqueceu uma pequena área da pele a 120 graus. Eles classificaram a dor que sentiu, enquanto eles meditavam como 40 por cento menos intensa e 57 por cento menos desagradável do que quando simplesmente descansou com os olhos fechados. Ao mesmo tempo, a imagem do cérebro mostrou diminuição da actividade neural na área do cérebro envolvida na sentir a localização e intensidade da dor e aumento de actividade nas regiões do cérebro associadas a atenção e a capacidade de regular as emoções.
Na pesquisa relacionada com ansiedade, os indivíduos relataram diminuições na ansiedade todos os dias, tanto quanto 39 por cento depois de praticar meditação. As tomografias de seus cérebros, enquanto eles meditavam, entretanto, mostraram um aumento da atividade em áreas do córtex associadas com a regulação do pensamento, emoções e preocupações.
“Nestes estudos temos sido capazes de obter uma melhor noção das regiões do cérebro associadas com a redução da dor e da ansiedade durante a meditação”, disse Zeidan. “Basicamente, por ter pessoas meditando enquanto seus cérebros estão sendo digitalizados temos sido capazes de verificar objetivamente o que pessoas como os monges budistas têm relatado sobre a meditação há milhares de anos.”
Zeidan e Wells estão atualmente trabalhando em conjunto em dois novos ensaios de investigação. Um deles, liderado por Zeidan, tentará determinar com mais precisão como a meditação reduz a dor e melhora a saúde. A outra, liderada por Wells, vai investigar as descobertas de seu estudo piloto sobre meditação e enxaquecas com um maior número de participantes. “Nossa pesquisa mostra que a meditação produz efeitos robustos no comportamento e no cérebro e pode fornecer uma maneira eficaz para as pessoas reduzirem substancialmente a sua dor”, disse Zeidan. “O que temos que fazer agora é continuar para descobrir exatamente como isto funciona e o que ela envolve.”